segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Igrejas também podem ajudar?


O desafio de promover melhorias urbanas na região da Praça da Árvore depende de considerável soma de esforços. Obviamente, alguns comerciantes locais que hoje degradam o espaço público não serão os primeiros a contribuir - embora isso não esteja descartado a médio e longo prazo.

Eu imagino, porém, que haja alguns parceiros potenciais nessa tarefa, que podem ajudar desde já: são igrejas cristãs da Av. Bosque da Saúde. Que eu conheça, são duas evangélicas (sendo uma Metodista) e uma católica (Paróquia Santa Terezinha).

Antes de buscar essa adesão, porém, é preciso fazer uma ressalva: a transformação começa dentro de casa - e, para ser mais preciso, também na porta de casa. "Reserva de vagas" na avenida, por exemplo, é uma postura incompatível com a nossa pretensão - suponho, comum -, de renovar o espaço público.

Em síntese, a messe é grande e os operários são poucos. Disso sabem as igrejas.

Mas ainda não sei quais são as concepções políticas das comunidades religiosas situadas na Av. Bosque da Saúde (políticas no sentido originário da palavra, ou seja, de defesa da polis). Espero um sinal favorável. Com fervor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário